Crise leva casal de idosos a morar dentro de contêiner em Campinas
09/03/2016 11:43 em Brasil

Crise leva casal de idosos a morar dentro de contêiner em Campinas

Estrutura foi doada por desconhecido quando aposentados faziam barraco.
'Se estivesse pagando aluguel estaria devendo 10 meses', desabafa idoso.

Com a crise econômica, a dificuldade em pagar o aluguel levou o casal de idosos Cláudia Rodrigues e José Souza, de Hortolândia (SP), a morar dentro de um contêiner em Campinas (SP). A moradia improvisada de 6 metros de comprimento por 2,40m de largura  foi doada por um desconhecido em janeiro deste ano, quando os aposentados construíam um barraco de madeira na região central do município.

Eu sempre penso e sonho com isso, de ter um lugarzinho meu e dela"
José Souza, aposentado

 

 

 

 

 

"Eu pagava R$ 600 mais a luz. Aí eu fui procurar outro lugar. Se eu tivesse pagando aluguel eu já estaria devendo uns 10 meses. E dever é chato, eu não gosto", conta o morador de 75 anos, sobre preferir morar no conteiner do que ficar endividado.

 Aposentadoria gasta com remédios
O espaço onde moram hoje é abafado e conta com poucos móveis. A maior parte do salário mínimo que ganham é gasta com remédios. Na terça-feira (8) , quando receberam uma equipe
 da EPTV, afiliada da TV Globo, o almoço deles era arroz com banana. Os alimentos e a água vieram de doações.

Casal de Hortolândia se muda para um conteiner em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Casal de Hortolândia se muda para um contêiner
(Foto: Reprodução EPTV)

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o idoso, eles também não podem se dar ao luxo de tomar banho sempre. "Toda semana eu tomo um banho. Se tomar dois, a água acaba antes do dia", lamenta. 

Sonho da casa própria
O casal chegou a entrar na fila da casa própria, mas ainda não conseguiu. Só em Campinas, mais de 33 mil pessoas estão na espera.

Ao redor do contêiner, eles criam galinhas e têm uma pequena plantação, onde passam o tempo a espera de um lugar melhor para viver. "É um sonho. Eu sempre penso e sonho com isso, de ter um lugarzinho meu e dela", desabafa.

Casal de Campinas mora em um conteiner em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Contêiner é moradia improvisada para casal de idosos em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
TOMATE
OVOS
REPOLHO
MELANCIA
MARACUJA
MILHO
BATATA
MANDIOCA
MANDIOCA AO PRODUTOR
MANDIOCA FECUA
ARROZ 1
ARROZ ATACADO
ARROZ LONGO FINO
BOI A VISTA
BOI GORDO
SEBO